sábado, 23 de fevereiro de 2013

Udaipur: dia cheio de surpresas!

Bom Dia!
E a nossa rotina matinal é sempre acordar, tomar café da manhã e depois sair, só que desta vez foi diferente. Nosso café não estava incluso na diária e aproveitamos pra comer em um café da cidade que oferecia coisas um pouquinho mais ocidentais, como café, pão ocidental, queijo, suco de laranja sem água... estômago bem feliz depois desta! Embora a gente não tenha ficado doente, o estômago fica bem sensível com os condimentos da comida local e, eu principalmente, as vezes passo o dia todo enjoada...
Terminamos cedo e a cidade ainda não tinha acordado... fomos ao City Palace Museum, antiga residência do marajá, hoje parte museu e parte hotéis de luxo. Preciso dizer que aqui vivenciamos alguns absurdos: primeiro, se você quiser visitar o museu antes das 10 horas a entrada custa 5 vezes mais, isso mesmo, embora abra as 9, das 9-10 é só para VIPs; segundo, o áudio guia, que em todos os outros museus da Índia é gratuito, aqui é uma pequena fortuna; terceiro, se você quiser olhar, só olhar, as partes do complexo que foram transformadas em hotéis, você tem que pagar mais! Ok, pra mim deu! Desencanamos por hora, esperando passar o horário VIP e fomos conhecer um templo Hindu que há na cidade com uma imagem de Vishnu esculpido em pedra preta. O templo Jagdish Mandir guardava pra nós talvez a maior surpresa do dia. Por fora muito bonito, uma entrada ladeada por grandes elefantes, muitas esculturas na parte externa, mas o que mais chamava a atenção era uma música que vinha de dentro do templo. Eu, com uma curiosidade inquietante, chamei o Dani e lá fomos nós, templo adentro. A música era na verdade uma oração... homens e mulheres estavam reunidos no templo e tocavam e dançavam orações em forma de música para Vishnu! Todos eram bem vindos, era só acompanhar com palmas! Nem sei dizer quanto tempo ficamos lá... as pessoas têm o hábito de levar doces para os deuses e para as pessoas que estiverem no templo... ganhamos doces, como todo mundo e ficamos ali, experimentando um pouco da energia deliciosa que fluia ali, de todos para todos, como algo realmente sagrado!
Um tempo depois, voltamos como não VIPs que somos e fomos conhecer o museu no horário de preço justo! Não sei se é por Udaipur ser tão linda extra muros, ou porque fiquei chateada com tantas taxas para ver os palácios, mas o fato é que o museu do City Palace é o mais sem graça que já conhecemos aqui. Como destaque, fica somente o salão dos pavões reais, com diversos mosaicos de pavões formados com uma riqueza enorme de detalhes e uma história envolvendo a mão da princesa...
... diz a história que por um erro político, de documentos enviados duplamente, a mão da princesa de Udaipur foi oferecida a dois príncipes, de Jaipur e Jaisalmer. Os dois vieram para a cidade esperando pelo casamento e quando souberam do impasse, ameaçaram entrar em guerra entre si e contra Udaipur. Então, a única solução encontrada foi o "suicídio" da princesa... no entanto, a princesa tomou diversos venenos e não morreu... foi então pelas mãos de sua ama que o impasse foi resolvido, pois a senhora lhe deu um veneno que não a mataria, mas a faria dormir para sempre, não podendo se casar. História verídica segundo o que diz aqui, mas um tanto bela adormecida, não!?
Saindo do City Palace, tomamos sorvete, andamos pelas ruas que parecem um misto de shopping popular e galeria de arte a céu aberto e fizemos algumas compras... já estava na hora de encontrar Mr. Shiam para conhecer os lugares mais afastados, que precisava ir de carro.
Fomos a um belo jardim com diversas fontes, que foi feito para as damas de companhia de uma das "rainhas" de Udaipur, que tinha em seu dote 48 damas de companhia! Depois fomos a um local um pouco mais afastado, onde anualmente há um festival em que comunidade do país todo vêm para participar... há casas típicas de todos os estados, bem como comida e artesanato. Infelizmente, não estamos na época do festival, então havia poucas coisas... mesmo assim foi bem bacana. Ganhei um desenho de elefante na unha!
Na volta, jantamos comida indiana em um restaurante com vista para o lago! Vale ressaltar que se há um lugar sem acessibilidade para deficientes físicos, idosos, deficientes visuais e pessoas com dificuldade de locomoção em geral, este lugar é a Índia. Escadas para todos os lados, degraus altos e estreitos, sem corrimão, sem calçadas, quanto fará calçadas rebaixadas e sinalizadas... bom, nem adianta enumerar o que falta, simplesmente nada é  acessível!
Bom, mas nossas perninhas estão boas, nós fomos lá no alto, jantamos, comida indiana apimentada, mas boa.
Descemos e quando estávamos na porta do restaurante eu virei uma estátua porque tinha um elefante subindo a rua! É isso aí! Lá estava ele, todo lindo e imponente, subindo, subindo! Eu fiquei tão passada que nem consegui tirar foto, mas não me esqueço da imagem! Lindo!
De volta pro hotel, quando você pensa que o dia já acabou, demos de cara com um cortejo de casamento! Ahá! Eu disse que era o dia das surpresas! Encontramos com o noivo saindo de sua casa, ele estava em um cavalo branco todo enfeitado, vestia uma roupa lindíssima e chiquérrima e tinha o rosto coberto por um véu de flores!  Na frente ia um carro de som e fogos e músicos; nas laterais pessoas levavam candelabros com lâmpadas elétricas e um gerador vinha logo atrás; atrás vinha família do noivo, primeiro homens, depois mulheres, todos muito bem vestidos, as mulheres com muita cores e brilho!
É espetacular! Seguimos o cortejo por um tempo, as pessoas vão cantando e dançando pelas ruas! Uma verdadeira festa de casamento mesmo antes da cerimônia acontecer!

Findadas as surpresas do dia, hora de descansar!