domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bikaner, a cidade vermelha!

Hoje o dia amanheceu chuvoso por aqui, choveu durante toda a noite e pela manhã estava frio, nublado e com uma garoa fina.
Tomamos café da manhã , deixamos nossas roupas pra lavar, o que é bem barato por aqui e fomos passear.
Em Bikaner, a principal atração é o Junagarh Fort, construído para proteger a cidade, com arenito vermelho, o que fez Bikaner ficar conhecida como cidade vermelha. Dentro dos muros do Fort, as belezas são incontáveis! Há  37 palácios que foram construídos ao longo dos anos, pelos diversos governantes, há exposições com armas de guerra, troféus de caça, roupas antigas, móveis e utensílios domésticos da época dos marajás. Mas, o que mais chama a atenção é  a opulência arquitetônica, os detalhes esculpidos, a retratação da história e da religião nas paredes... é possível viver um pouquinho da Índia antiga pisando nestes castelos!
Na parte de cima de todos os palácios, não  há janelas que possam ser abertas, são todas como treliças, só que de pedra, pois a parte de cima da casa era reservada para as mulheres e assim, essas construções foram feitas de forma que as mulheres pudessem olhar para fora, assistir festivais, reuniões e sempre poder ver o que estivesse se passando na casa, mas não pudessem ser vistas! Quem olha de fora não consegue ver dentro destas janelinhas!
Em toda história da Índia, as mulheres sempre tiveram pouca liberdade social, no entanto, são senhoras do lar e cuidam de absolutamente tudo que diz respeito ao bom andamento doméstico, inclusive do dinheiro. Sendo assim, mesmo que não pudessem ser vistas por outros homens que não fossem seus maridos e parentes, precisavam ver tudo!
Bom, a beleza do Fort e dos palácios de Bikaner é estonteante... há um trono feito todo de sândalo esculpido, há espadas, armas, portas e portões de prata, há paredes pintadas de ouro e lustres de pedras preciosas... foi uma experiência encantadora! A riqueza de detalhes é algo impressionante!
Assim foi também conhecer o Lalgarh Palace, um palácio fora dos muros do Fort, mas igualmente belo e com lindos jardins onde estava sendo preparado um casamento hindu! Não é possível conhecer este palácio por dentro, pois hoje é um hotel de luxo, cerca de R$635 a diária!  Uma fortuna para os padrões indianos!
Depois do passeio, hora de mais compras!  Nosso guia/motorista nos levou em uma loja de colchas,  em Bikaner, desta vez... lembrando que o outro guia também tinha nos levado em uma semelhante, onde compramos nosso panô  de elefante!
Chegando na loja, o mesmo ritual... sentamos,  apresentamo-nos, apresentamos um pouquinho da nossa família, tomamos chai,  café e assistimos a exibição das peças!  Agora, todas vistas, hora de dizer as que gostamos e que não gostamos,  das que gostamos, virão outras cores e tamanhos!  Ufa!  Algum tempo e muita negociação depois, acho que fizemos um bom negócio desta vez!  Fica a dica, pra quem vier pra cá, as mantas de lã de camelo com seda são imperdíveis!
Voltamos pra o hotel, nos despedimos do nosso guia por enquanto e fomos de tuctuc conhecer a cidade velha, onde há um mercado local. Um estudante indiano de economia, nos ouviu conversar na rua, veio falar conosco, disse que já foi ao Brasil, mora em Bikaner e nos acompanhou pelo passeio, como uma espécie de guia, só que por prazer, sem remuneração.
O mercado é lindo! Poucos turistas, muita gente local, bancas e mais bancas, especiarias, pimentas,  chás, todas as coisas!  compramos dois potinhos de açafrão!
De volta ao hotel, Mr. Shiam nos levou para jantar em um restaurante com música e dança indiana. Muito bom! Mas, descobrimos que nosso açafrão não era verdadeiro, Mr. Shiam nos mostrou como reconhecer isso e descobrimos que o nosso era somente essência de açafrão em pedacinhos de papel!  acho que fiquei tão desconcertada que esqueci o açafrão lá!

Só uma observação: quero aproveitar para contar pra vcs sobre os hotéis. Na Índia, há alguns hotéis, muitos na verdade, chamados heritage... são hotéis em casas antigas, normalmente com arquitetura e decoração de época. Os que ficamos em Mandawa e Bikaner são assim, lindos, lindos! Fica a dica! Vejam as fotos.

Fim de mais um dia, hora de dormir pois amanhã iremos cedo pra Jaisalmer!
Bye,  Bye!

1. Parece um lugar mto auspicioso! =P
    Me sinto voltando na novela Caminho das Índias! Mto legal!